top of page

Em mesa redonda na UEMS, superintendente do IEL destaca importância do estágio


Ao participar nesta semana (23/08/2018) de mesa redonda organizada pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), no campus de Dourados (MS), para os acadêmicos do curso de Engenharia Física, o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, destacou que a importância do estágio para a formação profissional dos estudantes.

“Tivemos a oportunidade de apresentar aos universitários o nosso Programa de Estágio e suas normas. Também dediquei um tempo da minha palestra para transmitir aos estudantes a importância do estágio, pois, a carreira de qualquer profissional começa a ser construída a partir do estágio”, pontuou José Fernando Amaral.

Ele acrescenta que foi um evento muito interessante, com várias perguntas. “O IEL teve uma participação efetiva e muito elogiada pelos acadêmicos e pelos professores”, pontuou, agradecendo a participação do empresário Cesar Augusto Scheide, diretor-administrativo da Inflex Indústria de Embalagens Flexíveis, que é um parceiro do IEL.

Já a coordenadora da área de desenvolvimento de carreira do IEL, Rosângela Ramos, fez uma breve apresentação da Lei do Estágio nº 11.788/2008, orientando os estudantes do curso de Engenharia Física sobre seus direitos e deveres durante o período de estágio. “O Instituto preza pela correta aplicação da Lei do Estágio, garantindo todo o suporte aos estudantes, as empresas e as Instituições de ensino conveniadas ao IEL”, afirmou.

Para a acadêmica Mayara Costa, a mesa redonda permitiu a integração entre universidade, equipe do IEL, alunos e professores. “É essencial para nós alunos que estamos no fim da graduação, pois nós precisamos nos inserir no mercado de trabalho, ter o network, conhecer as empresas, mercado de trabalho e conhecer as oportunidades que estão surgindo em Dourados, principalmente, dentro da área de Engenharia Física, já que Dourados é muito voltada para o agronegócio”, avaliou.

O acadêmico Frederico Ferreira Porto reforça que o evento foi de grande importância para conhecer algumas características técnica do estágio de como o aluno procede com a intermediação, onde buscar o estágio. “E uma preocupação especial do aluno de Engenharia Física aqui em Mato Grosso do Sul é que nós ficamos olhando para o Estado e vendo apenas agronegócio, mas com esse evento conseguimos ver mais as áreas da indústria e onde um engenheiro físico pode atuar. O estágio acaba abrindo as portas para essas industrias”, ressaltou.

Na avaliação do estudante Vladimir Amaral, o estágio é uma parte obrigatória do curso e o graduando tem que passar por isso. “Muitas vezes nós ficamos tão focado no curso que só vamos pensar no estágio lá na frente e a importância dessas palestras é trazer o foco para o estágio para podermos nos direcionar a partir do início da faculdade. Assim, já vamos conhecendo um pouco mais sobre o que iremos fazer lá na frente”, falou.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page